"Estamos aqui pela Humanidade!" Comuna de Paris, 1871 - "Sejamos realistas, exijamos o impossível." Maio de 68

R. Hermilo Alves, 290, Santa Tereza, CEP: 31010-070 - Belo Horizonte/MG (Ônibus: 9103, 9210 - Metrô: Estação Sta. Efigênia). Contato: institutohelenagreco@gmail.com

Reuniões abertas aos sábados, às 16H - militância desde 2003.

segunda-feira, 19 de março de 2018

30ª MEDALHA CHICO MENDES DE RESISTÊNCIA/2018

O GTNM-RJ, em parceria com outros movimentos e entidades, entrega anualmente, há 30 anos, a Medalha Chico Mendes de resistência a cerca de 10 homenageados.

Realizada todo 1º abril ou data próxima, com a intenção de relembrar os malefícios da ditadura empresarial-militar iniciada em 1964, a Medalha foi instituída pelo GTNM-RJ em 1989 para homenagear pessoas, movimentos sociais e entidades que se destacam nas lutas de resistência popular, contra a repressão e todas as formas de violência institucionalizada, na defesa dos Direitos Humanos e dos povos. Pretende, assim, ser mais um instrumento político de afirmação das lutas de resistência contra toda forma de opressão e de valorização da cultura e da vida destas pessoas, independentemente das disputas partidárias e eleitorais.

Em 2018, no dia 2 de abril, a Cerimônia da entrega das medalhas será na UERJ, campus Maracanã, no Teatro Odylo Costa Filho, a partir das 17 horas.

Homenageadas e homenageados 2018:
- Comandante Paulo Mello Bastos
- Fabiana Braga
- Mãe Meninazinha (Ilê Omolu Oxum)
- Ana Maria Tellechea
- Ilma e Rômulo Noronha
- Cosme Alves Neto (in memoriam)
- Jaime Petit (in memoriam)
- José Barreto (Zequinha - in memoriam)
- Ocupação Manuel Congo
- Rute Fiúza
- Milagro Sala
- Casa Nem
Entidades Organizadoras:
GTNM-RJ; CECAC; COMITÊ CHICO MENDES; REDE DE COMUNIDADES; CDH-OAB/RJ; CEJIL; JUSTIÇA GLOBAL; INSTITUTO HELENA GRECO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA-BH/MG; CDDH-PETRÓPOLIS; SINDPSI-RJ; MOVIMENTO DE JUSTIÇA DE DIREITOS HUMANOS-RS; CRP-RJ; MST; PCB.
Texto/Fonte (Grupo Tortura Nunca Mais - RJ):
30ª MEDALHA CHICO MENDES DE RESISTÊNCIA
2 de abril - às 17:00 - Teatro da UERJ Maracanã
A dor e o luto que vivemos após a execução covarde da nossa companheira Marielle Franco deve nos impulsionar cada vez mais para as lutas contra esse Estado opressor e todas as formas de exploração.
Devemos fortalecer e reconhecer aquelas e aqueles que lutaram e seguem resistindo cotidianamente contra esse estado de coisas, no passado e no presente.
É exatamente isso que a Medalha Chico Mendes de Resistência faz há 30 anos!
Texto/Fonte (Grupo Tortura Nunca Mais - RJ):

Nenhum comentário:

Postar um comentário